Topo

A cada 5 segundos, há uma tentativa de fraude cibernética, aponta estudo

Flávio Tasinaffo

27/02/2020 04h00

Qualquer semelhança entre os fraudadores, você e eu não é mera coincidência.

O Tudo Golpe teve acesso, com exclusividade, ao Raio-X da Fraude 2020, o relatório mais completo do mercado de análise de risco brasileiro, desenvolvido pela Konduto, antifraude para e-commerces e pagamentos digitais, a partir da análise dos mais de 175 milhões de pedidos que passaram pelos sistemas da empresa entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.

Relatório elaborado pela Konduto, que desenvolveu uma tecnologia inovadora para combater fraudes on-line, está em sua 4ª edição.

Entre outras relevantes informações, podemos concluir que os hábitos dos estelionatários digitais não diferem muito do convencional; claro que aqui não faço referência aos crimes que praticam, mas sim aos meios que utilizam e às suas rotinas.

Evidência número 1 – Os fraudadores agem principalmente em dias úteis

Terça-Feira é o dia da semana que mais registra tentativas de fraude no Brasil. O índice percentual é quase linear de segunda-feira a sexta-feira. Aos sábados e principalmente aos domingos, a atividade dos criminosos reduz significativamente. Eles "descansam" nos dias em que a maior parte da população também faz uma pausa.

Evidência número 2 – Os fraudadores dormem quando você dorme

Há muito mais tentativas de fraude no horário comercial. O período da madrugada (entre 0h e 6h) corresponde a apenas 10% do total de golpes no e-commerce brasileiro, de acordo com o estudo.

Evidência número 3 – Os fraudadores estão migrando para o mobile

Você tem passado cada vez mais tempo no celular, caro leitor? Talvez, neste exato momento, esteja lendo esta matéria através de um. Os smartphones também estão ganhando força entre os criminosos. Enquanto em 2018, 63% das tentativas de fraude partiram de um computador e 37% de dispositivos mobile, no relatório apresentado este ano, a proporção passou para 53% X 47%. "Os resultados de 2020 comprovam que aquela imagem do fraudador agindo encapuzado em um quarto escuro de madrugada não corresponde à realidade. Além disso, algumas atividades escalonáveis e automatizadas que o fraudador só conseguia realizar a partir de um computador agora também estão cabendo na palma da mão dos estelionatários", afirma Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto.

Evidência número 4 – Os fraudadores usam sistemas operacionais e navegadores mais populares

Windows, Android e iPhone são, respectivamente, os sistemas operacionais mais utilizados pelos fraudadores. Google Chrome e Safari são os navegadores utilizados em mais de 90% das tentativas de golpe, aponta o Raio-X.

Do momento em que você iniciou esta leitura até agora, provavelmente já houve cerca de 20 tentativas de fraude contra um e-commerce no Brasil. O monitoramento da Konduto concluiu que a cada 5 segundos há uma tentativa de fraude e a cada 40 compras on-line, uma é fraudulenta.

E os golpistas apostam alto, tendem a "gastar" mais. Enquanto o ticket médio de compras legítimas é de R$472,23, o de tentativas de fraude é de R$789,81. Eles, claro, querem "investir" em produtos de maior valor agregado e poder de revenda.

O relatório conclui que o Brasil detém um título nada honroso de vice-campeão mundial – atrás apenas do México – no índice de fraudes cibernéticas.

Para finalizarmos de maneira mais otimista, o estudo aponta que, na maioria das vezes, as transações ilegítimas são barradas por um sistema antifraude ou pelo próprio varejista, evitando que o prejuízo fique com o e-commerce.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A cada 5 segundos, há uma tentativa de fraude cibernética, aponta estudo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Flávio Tasinaffo é advogado, pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal Econômico e tem 35 anos de experiência no segmento de prevenção à fraudes

Sobre o Blog

O blog Tudo Golpe é a extensão de um projeto criado por Flávio Tasinaffo (http://tudogolpe.com.br/) com o objetivo de alertar e ajudar as pessoas a não caírem em golpes rotineiros.


Tudo Golpe