IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tudo Golpe

O soro da imunidade ao coronavírus existe?

Flávio Tasinaffo

03/04/2020 04h00

Afinal, existe algum soro que pode deixar você imune ao coronavírus, caro leitor?

"Galera, o pessoal tá desesperado por causa do coronavírus. Meus pacientes tão (sic) vindo bastante pra fazer o soro da imunidade".

"Gente, essa turma minha de gestante está uma mais maravilhosa que a outra. Todo mundo tomando soro para imunidade, né? Ficar imune do corona".

Quem movimentou as redes sociais há alguns dias com estas afirmações foi a dra. Isabela Abdalla. Embora negue ter dito que o soro poderia curar ou prevenir o coronavírus, e sua defesa alegue que tudo não passou de um mal entendido, o Ministério Público abriu inquérito contra a médica, fechou acordo que a proíbe de continuar comercializando o produto e estabeleceu multa de R$ 18 mil. Ela também está sendo investigada pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo. (Cremesp)

A dra. Isabela não está sozinha. Com uma pesquisa rápida na internet, você encontrará vários médicos vendendo soros de imunidade e sites buscando cliques e audiência com receitas milagrosas contra a covid-19.

Confie em um especialista. Tive uma excelente e esclarecedora conversa com a dra. Nuria Yne Kajimoto, mestre em medicina esportiva e médica do comitê paralímpico brasileiro

Dra. Nuria, o que são estes "soros de imunidade"? Eles realmente funcionam?

Existem diversos tipos de "shots de imunidade" sendo divulgados por aí. De um modo geral, o que precisamos entender é que, na maior parte das vezes, os "shots" nada mais são do que alimentos com algumas propriedades, que podem, sim, ser benéficas para o nosso organismo. No entanto, isso não significa que elas estão melhorando nosso sistema imunológico.

Alimentos como alho, gengibre e propólis, por exemplo, realmente têm propriedades germicidas, podendo ser aliados no combate a doenças, assim como, por exemplo, o limão, rico em vitamina C, pode ajudar as pessoas que tenham deficiência dessa vitamina. Todavia, nenhum desses alimentos irá, isoladamente, melhorar o seu sistema imunológico.

O que a ciência nos mostra é que um bom sistema imune está relacionado a um bom funcionamento do nosso organismo. Alimentar-se bem, com refeições de qualidade, irá nos fornecer todas as vitaminas, minerais e aminoácidos de que precisamos. Ter um sono de qualidade e reparador, fazer atividade física, beber muita água, ou seja, ter um organismo em plena homeostase, funcionando direitinho! Isso, sim, é o que realmente faz bem e não pode ser negligenciado. E, claro, não esquecer nunca das medidas básicas de higiene.

"Não existe uma substância mágica que melhore a imunidade e nos proteja do coronavírus".

Existe algum shot da imunidade que previna o coronavírus ou quaisquer outras doenças?

Não! Não existe uma substância mágica que melhore a imunidade e nos proteja do coronavírus. Mesmo os soros ditos "ricos em vitaminas" não têm benefício algum se não temos déficit vitamínico. Isso também vale para o uso da glutamina, suplemento "da moda" para melhorar a imunidade. Ele só será benéfico se o indivíduo, por algum motivo, estiver em déficit desse aminoácido.

E, se por acaso, o indivíduo tiver a falta de alguma vitamina, o ideal é sempre tentar corrigir com a própria alimentação. Nos casos em que isso não for possível, suplementar apenas a vitamina que está em déficit. A hipervitaminose (excesso de vitaminas) pode ser prejudicial ao organismo

Há alguma contraindicação ao uso desses shots?

Como não existe uma receita única de "shot da imunidade", não é possível dizer se existe uma contraindicação exata, pois tudo irá depender das substâncias contidas nesse "shot", assim como da pessoa que irá consumi-lo. O ideal, pensando que cada indivíduo é único, seria sempre consultar um profissional especializado para ver o que se encaixa melhor para você.

"Não gaste seu dinheiro à toa. Dinheiro não aceita desaforo".

Muitas pessoas não gostam ou não têm dinheiro para comprar esses shots. Elas ficam mais vulneráveis ao coronavírus?

De jeito nenhum. Se você não tiver dinheiro ou não gostar mesmo do sabor, não se preocupe, não é isso que vai te deixar doente, não vai fazer com que você tenha mais riscos do que quem consome os shots. Não gaste seu dinheiro à toa. Dinheiro não aceita desaforo.

Invista em uma boa alimentação, com frutas, legumes, verduras. Beba bastante líquido. Tudo isso é muito mais importante do que qualquer shot da imunidade, e o bastante para você preencher tudo de que seu organismo precisa. Vai ser suficiente pra você ter saúde e, se Deus quiser, sair bem desta guerra que a gente está enfrentando.

Este isolamento social, do seu ponto de vista, é importante? O ideal é que as pessoas realmente fiquem em casa se puderem?

Sim, o isolamento social é de extrema importância nesse momento! Infelizmente, nosso país não tem estrutura para acolher todos os pacientes infectados graves se tivermos um pico de doentes muito grande. A única maneira, nesse momento, de diminuir esse pico é diminuindo a transmissão rápida do vírus, e isso só será possível através do isolamento social e das intensas medidas de higiene.

Entendo o lado político e econômico, me entristeço ao me colocar no lugar dos pequenos empreendedores, autônomos e demais profissionais que irão ser mais prejudicados. Contudo, nesse momento estamos falando de saúde, de vida! E acredito que não haja nada mais valioso do que a sua saúde, ou a saúde de alguém que você ama… Portanto, aguente firme… E fique em casa!

Caro leitor, não deixe que o desespero o leve a acreditar em receitas milagrosas que podem, além de lhe causar prejuízo financeiro, comprometer sua saúde. Informe-se em fontes confiáveis e siga as recomendações de quem realmente pode falar do assunto com propriedade. A Dra. Nuria, que com sua entrevista nos possibilitou prestar este serviço, tem postado dicas em seu perfil no Instagram: @doc.nuria

Se puder, fique em casa.

Sobre o Autor

Flávio Tasinaffo é advogado, pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal Econômico e tem 35 anos de experiência no segmento de prevenção à fraudes

Sobre o Blog

O blog Tudo Golpe é a extensão de um projeto criado por Flávio Tasinaffo (http://tudogolpe.com.br/) com o objetivo de alertar e ajudar as pessoas a não caírem em golpes rotineiros.