IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tudo Golpe

Cuidado com boletos falsos para pagamento do IPVA

Flávio Tasinaffo

07/01/2020 04h00

O pagamento do IPVA já está incorporado à rotina do contribuinte todo início de ano. Golpistas, então, aproveitam-se da ocasião para emitir boletos falsos.

Os criminosos são perspicazes. Os documentos podem seguir com o nome completo e o endereço do cidadão, logotipos do banco e da Secretaria da Fazenda estadual e o código de barras para pagamento.

A orientação para não cair em golpes é simples: desconfie de quaisquer boletos recebidos por Correios, e-mail ou aplicativos de mensagens como WhatsApp.

O Distrito Federal e os estados de Amapá e Mato Grosso do Sul são os únicos que ainda enviam o boleto pelos Correios, porém, mesmo nestes locais, o contribuinte pode efetuar o pagamento diretamente no banco, caixas eletrônicos ou internet banking, utilizando o código Renavam do veículo. Esta orientação vale para todas as unidades federativas.

Contribuintes amapaenses, brasilienses e sul-mato-grossenses que optarem por efetuar o pagamento do boleto entregue pelos Correios devem conferir com muita atenção se todos os dados estão corretos e quem será o beneficiário para não cair em golpes.

O Tudo Golpe relaciona os links em cada um dos estados para que você consiga imprimir sua guia, utilizando apenas o código Renavam do seu veículo.

Sobre o Autor

Flávio Tasinaffo é advogado, pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal Econômico e tem 35 anos de experiência no segmento de prevenção à fraudes

Sobre o Blog

O blog Tudo Golpe é a extensão de um projeto criado por Flávio Tasinaffo (http://tudogolpe.com.br/) com o objetivo de alertar e ajudar as pessoas a não caírem em golpes rotineiros.