IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tudo Golpe

Site 123importados.com opera com indícios de fraude

Flávio Tasinaffo

03/03/2020 15h00

Produtos cobiçados com preço muito abaixo do valor normal de mercado sempre devem gerar desconfiança.

Foi o que, primeiro, chamou minha atenção em relação ao site 123importados.com quando comecei a apurar denúncia que recebi de uma consumidora que comprou uma TV e, apesar do prazo de entrega não ter expirado, começou a estranhar o comportamento do site. E ela tem razão.

Ofertas anunciadas no site 123importados.com

Identifiquei outra situação pouco usual às empresas que trabalham corretamente: a 123importados só aceita pagamentos por boleto bancário, o meio mais simples para fraudes, já que o vendedor (golpista) receberá rapidamente o valor e o consumidor (vítima) não terá tempo hábil para cancelar e evitar o prejuízo.

O prazo de entrega anunciado no site, de 30 a 45 dias úteis, é a cereja do bolo no possível golpe da 123importados.com, pois condiciona o consumidor a aguardar muito tempo antes de perceber que caiu em uma cilada.

Iniciei, então, uma investigação mais detalhada: a empresa foi aberta recentemente, mais precisamente em 07 de Janeiro de 2020. Seu capital social é de apenas R$1.000,00 (isto para uma empresa que tem investido pesado em publicidade em emissoras de TV com grande audiência) e há somente um sócio que, de acordo com as consultas que fiz, mora na periferia de SP.

Fui até o endereço divulgado no site como sendo a sede da 123importados: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2369 – 11º andar, conjunto 1102. O endereço existe, mas trata-se de um co-working, espaço reservado para o aluguel de salas de reunião, e ninguém conhece a referida empresa. Tentei, então, contatá-los por outros meios. Porém, o telefone cadastrado na Receita Federal é o (11) 9999-9999, obviamente inexistente. O e-mail registrado é inválido também.

Outro dado importante é que o sócio titular da empresa Online Intermediações Ltda, responsável pelo site 123importados.com, foi condenado pelo crime de tráfico de drogas e condutas afins no ano de 2009. A constatação foi possível observando os dados citados na JUCESP e no site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, no processo criminal 0060478-09.2009.8.26.0050. Ressalto que tentei contato com o sócio, visando o endereço apresentado na Receita Federal, mas não foi possível localizá-lo, já que ninguém sequer conhecia a empresa.

Caro leitor, ao que tudo indica, é golpe. Fuja dessa. Caso você já tenha feito alguma compra e realizado o pagamento, recomendo que entre, imediatamente, em contato com o banco indicado no boleto para que a instituição tente bloquear o repasse do valor à 123importados.com e para um eventual ressarcimento do seu dinheiro.

Atualizado em 10/03, às 21:42h

Sobre o Autor

Flávio Tasinaffo é advogado, pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal Econômico e tem 35 anos de experiência no segmento de prevenção à fraudes

Sobre o Blog

O blog Tudo Golpe é a extensão de um projeto criado por Flávio Tasinaffo (http://tudogolpe.com.br/) com o objetivo de alertar e ajudar as pessoas a não caírem em golpes rotineiros.